Bem vindo ao nosso espaço de interação!

Esse espaço visa promover a integração sociedade-escola, bem como a divulgação das práticas educativas de professores e alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, contemplando diversas áreas do conhecimento e compartilhando as experiências positivas que possam contribuir para uma escola pública de qualidade e cada vez mais participativa.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Humor e Ciência: O inferno é exotérmico ou endotérmico?


Fonte:http://www.portaldohumor.com.br/cont/piadas/1936/Inferno-endotermico-ou-exotermico.html
Pergunta feita pelo Dr. Fernando, da FATEC em sua prova final do curso de maio de 1997. Este doutor é reconhecido por fazer perguntas do tipo: "Por que os aviões voam?" em suas provas finais. Sua única questão na prova final de maio de 1997 para sua turma foi:"O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique sua resposta." Vários alunos justificaram suas opiniões baseados na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma, um aluno, entretanto, escreveu o seguinte: "Primeiramente, postulamos que se almas existem, então elas devem ter alguma massa. Se elas têm, então um conjunto de almas também tem massa. Então, a que taxa as almas estão se movendo para fora e a que taxa elas estão se movendo para dentro do inferno? Podemos assumir, seguramente, que uma vez que uma alma entra no inferno ela nunca mais sai. Por isso não há almas saindo. Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhada nas diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que se você não pertencer a ela, você vai para o inferno... Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. Com as taxas de natalidade e mortalidade do jeito que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno. Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no inferno. A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante. Existem então duas opções: 1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir. 2) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele. Se nós aceitarmos o que a menina mais bonita da FATEC me disse, no primeiro ano: "só sairei com você no dia que o inferno congelar" e, levando-se em conta que ainda NÃO obtive sucesso na tentativa de sair com ela, então a opção 2 não é verdadeira. Por isso, o inferno é exotérmico." O aluno Sérgio Fonseca tirou o único 10 na turma.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Educação Ambiental Já!


A escola através de todos os seus componentes, é parte integrante da sociedade e responsável pela sua transformação. Portanto, a escola deve desenvolver estudos referentes às questões ambientais, não somente com o levantamento e estudo da problemática ambiental local e global, mas também na busca de mecanismos que permitam nela atuar.
Quem sabe em nossa gincana comemorativa ao dia dos estudantes possamos lidar com comprometimento sobre questões ambientais!!! Aguardem e confiem.
O nosso planeta agradece e nós também...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

domingo, 19 de julho de 2009

Feliz Dia dos Estudantes!


Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento. E já que você gosta de aprender coisas vamos falar um pouco da origem desse dia.
Você sabe por que ele é comemorado no dia 11 de agosto? Porque no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Ele fez isso para quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento.Cem anos depois, Celso Gand Lev propôs uma homenagem a todos estudantes do país. Desde 1927 comemora-se essa data.Você, estudante é quem pode se considerar uma pessoa muito batalhadora. Uma pessoa que batalha todo dia, à busca de mais conhecimento a cada instante. Alguém, que luta para alcançar seus objetivos, sem nunca ter pensado em desistir. É como se essa palavra não existisse no seu vocabulário. Alguém que jamais quer estar em primeiro lugar,sem jamais ter passado por cima de qualquer pessoa que seja. Estudante não tem idade, pode ser que tenha seis ou sessenta anos não importa, o importante é que cada pessoa um dia já foi ou vai ser um verdadeiro e um eterno estudante.
Nós do CMLEM, professores, direção, vice-direção e funcionário de uma maneira geral, desejamos um feliz dia dos estudantes a todos vocês!!!

Gincana comemorativa do dia dos Estudantes do CMLEM, promete muita festa e alegria.


Galera vem aí a Gincana comemorativa do dia dos Estudantes do CMLEM, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de agosto de 2009. Nossa gincana visa a integração educando, educador, escola e comunidade o que consideramos muito importante para o crescimento da escola pública como espaço efetivo de desenvolvimento humano.
Apostamos na participação de todos os nossos alunos, que juntos irão abrilhantar ainda mais esta festa que será realizada em homenagem a eles!!!
Vamos lá galera, a gincana promete provas divertidas, educativas, e muito engraçadas.
Estamos na contagem regressiva para esta festa!!!
Aproveitem e votem em nossa enquete ao lado, expressando sua opinião sobre a escolha da gincana para a comemoração do dia dos estudantes.

Sobre o ENEM 2009


Enem 2009 terá 180 questões. As questões serão de múltipla escolha com quatro provas contendo 45 questões cada, conforme portaria publicado no Diário Oficial da União do dia 28 do mês de maio. A prova será dividida da seguinte forma: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação de forma dissertativa argumentativa); ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
Data Novo Enem 2009 - A aplicação do novo ENEM provavelmente será nos dias 03 e 04 de outubro de 2009, a divulgação prevista para dia 04 de dezembro e o resultado final com a correção das redações para o dia 08 de janeiro de 2010.
Duração do Enem 2009 - As provas terão duração de 04 horas e 30 minutos, com inicio às 13:00 horas e término às 17:30 horas. No sábado as provas serão sobre Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. E no domingo as provas serão de Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e também Redação.
Nós professores do CMLEM desejamos a todos nossos alunos do 3ºano, uma boa sorte nas provas do ENEM!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

I Encontro Literário do CMLEM

O I Encontro Literário do CMLEM, ocorrido nos dias 15 a 19 de Junho de 2009, visou promover um encontro prazeroso entre os alunos e os textos, estimulando-os ao hábito da leitura para que consigam ampliar o universo do entendimento, capacitando-os à utilização de uma escrita com adequação, coerência e autonomia.
Os alunos encenaram clássicos da literatura nacional e mundial como "Menina Bonita do Laço de Fita" de Maria Clara Machado,O Guarani de José de Alencar, Dom Casmurro e A Cartomante de Machado de Assis, "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto, "O pequeno príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, "O Mágico de Oz" de Lyman Frank Baum, entre outras obras.
Durante o I Encontro Literário do CMLEM observou-se a aproximação entre escola e a comunidade, pois houve a participação de alunos de outras Unidades Escolares que assistiram e vibraram com as apresentações.
Foi notado também o desenvolvimento das habilidades artísticas do educando na apresentação dos trabalhos acima descritos.
Fica aqui o nosso parabéns a idealizadora do projeto e nossa coordenadora pedagógica Maria Auxiliadora, aos professores da área de Linguagens que abraçaram o projeto, ao Diretor desta Unidade Escolar, Carlito Alves de Brito, as vices diretoras Lila e Rose, e aos nossos queridos alunos, responsáveis pelo brilhantismo deste evento.


"Menina Bonita do Laço de Fita" de Maria Clara Machado foi uma das obras literárias do I Encontro Literário do CMLEM, encenadas pelos alunos do 1ºB Vespertino, sobre a orientação da professora Marli. Parabéns a todos vocês pela bonita adaptação da Literatura para o teatro!!!



"O Guarani" de José de Alencar, também foi uma das obras literárias adpatadas para o teatro pelos alunos do 2ºB Vespertino com a orientação da professora Liliana. Parabéns pela criatividade!!!



Outro momento emocionante durante o encontro literário, foi a apresentação do 3ºB Matutino, com a adaptação de "A Cartomante" de Machado de Assis. Os alunos deram um show de interpretação, sobre a orientação da professora Cledilene! Meninos vocês tem futuro, são artistas natos, fica aqui os nossos parabéns pelo excelente desempenho!!!

Tambem do nosso grandioso Machado de Assis, "Dom Casmurro" não poderia ficar de fora do encontro literário, sendo a obra adaptada pelos alunos do 2ºD Matutino, sobre a orientação da professora Geane. Parabéns ao elenco desta peça!

E não podemos deixar de saudar as crianças, que estiveram presente em muitas destas apresentações, como por exemplo, "O Sítio do Pica Pau Amarelo", de Monteiro Lobato, adapatado pelos alunos do 3 A Vespertino, sobre a orientação da professora Vitória. Um texto que é imortal e que sempre fará a alegria das crianças!Foi muito bom tê-los conosco pequenos amantes da Literatura. E lembrem-se: "Ler é muito divertido".

E como fazia parte dos objetivos deste lindo projeto compartilhar o nosso olhar sobre alguns clássicos da Literatura, o público não podia ficar de fora. E ele esteve presente em todos os momentos, sempre vibrando com cada apresentação e deixando nosso auditório mais cheio de vida!!!Esperamos que tenham gostado e ampliado o gosto pela leitura. Não se esqueçam: ano que vem tem mais. Até lá!!!

Clique no link e veja mais fotos do evento: